segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O que seria de nossa cozinha sem eles!!!!!!

Sabores, aromas, cores, texturas, são milhares de combinações que deixam nossos pratos mais bonitos, apetitosos e agradaveis. Mas as vezes preparamos um alimento ou usamos um tempero por rotina e não procuramos saber a individualidade de cada sabor, não nos interessamos em saber de onde vem, e em que tipo de prato fica melhor ou se podemos variar.
Por isso resolvi aprender mais, sobre cada Aroma e sabor que deixam a nossa cozinha mais saborosa, e para começar, um condimento que sempre utilizo na minha cozinha.

Noz moscada


-Originária das Ilhas Molucas, na Indonésia e em seguida introduzida na Indía, comumente usada, foi colocada no ocidente pelos árabes, logo se tornando, junto com a páprica uma das especiarias mais caras e procuradas.
-A árvore da noz-moscada (moscadeira), que chega a atingir 20 metros de altura, é graciosa e perfumada. Suas folhas são parecidas com as do louro, e suas flores têm a forma de sino. Seus frutos, semelhantes ao damasco, mas da cor do limão, quando amadurecem se desintegram, revelando uma cobertura carmesim, que envolve uma única semente de coloração castanha, a qual depois de seca ao sol, se quebra e revela aquilo em que se constitui a noz-moscada. O seu sabor é levemente adocicado, picante e quente.
-Apesar da importância comparativamente reduzida da noz moscada nos dias atuais, são utilizados nos países árabes para temperar carnes, no norte da Índia, Marrocos, Tunísia e Arábia Saudita para compor misturas de temperos.
Na culinária ocidental, são populares em biscoitos, bolos e frutas cozidas, sendo utilizados para aromatizar queijos (em fondues por exemplo), combinadas a espinafre em massas recheadas na Itália, ou com repolho, batatas, vegetais, cozidos, molhos, sopas, peixes e carnes na Holanda. Sendo assim, a noz moscada pode ser utilizada em praticamente todos os tipos de pratos. E o óleo essencial da noz-moscada é utilizado em conservas, perfumaria e alguns medicamentos.
-Seu uso terapeutico é Estimulante, digestivo, adstringente, hemostatica, em doses elevadas é narcótico. A flor da noz moscada é afrodisíaca e pode ser usada em casos de impotência. Indicada na má absorção, dor abdominal, diarréia, gases, insônia, reumatismo, inflamações. É um dos melhores medicamentos para acalmar a mente.
-Para melhor aproveitar a noz-moscada deve, de preferência, ser moída no momento em que for usada pois seu sabor e aroma se perde facilmente.


-Historico e curiosidades:
O nome noz-moscada deriva do latim nux muscatus.
No princípio era utilizado pelos árabes para aromatizar cervejas.
Na Itália era usada para perfumar as ruas, em dias de grandes comemorações.
No início do século XVIII, chegou a alcançar a reputação de um supermedicamento, e por isso lhe era atribuída a função de cura para cerca de 140 doenças.

-Cuidado:
Desde a antiguidade se sabe de seu efeito tóxico. A semente possui 5 a 15% de gás volátil, que parece ser o principal responsável pelos efeitos tóxicos... mas fora isso, há também componentes psicoativos.
5 a 30g do pó é suficiente para drogar alguém, e há quem diga que 18g já cria casos graves e que já houve óbitos de crianças após comer duas nozes.
Os efeitos demoram a aparecer (3 a 6 horas após a ingestão), mas podem durar mais de 24h. Entre os efeitos, já se descreveu: sensação de bebedeira, ansiedade, "hiperexcitabilidade", euforia, alucinações visuais, distorção de tempo e espaço e desespero total. Inclusive secura na boca e no nariz, taquicardia, vômito, náuseas, etc.......
Portanto seu uso tem que ser moderado, use apenas uma pitada.



Tempero Quatre Épices:
O tempero francês quatre épices contém noz moscada misturada a pimenta do reino, cravo e gengibre, podendo ser acrescentada como especiaria adicional a canela, todos moídos finamente e utilizados em carnes, especialmente aquelas cujo preparo depende de longo tempo de cozimento. Em geral, esta mistura de especiarias pode substituir a pimenta do reino, com sabor mais encorpado e aroma mais rico.

5 comentários:

  1. Voce falou uma coisa certa aqui. muitas vezes as pessoas nem sabem para que se usa os temperos ou a cara deles se o veem na rua sozinhos. Amei ler sobre o fato de que a noz moscada era usada para perfumar as ruas. sera que colocavam em estas coisas de incenso?

    ResponderExcluir
  2. Vivendo e aprendendo. Esta ai a prova de que o que nutre tambem pode destruir. Moderacao eh a chave de tudo.
    Muito bom o post.

    bjs e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  3. Oi Graciele!

    Adorei conhecer seu blog! E é muito interessante seu texto sobre a noz moscada, não tinha idéia de que podia ser usada no tempero de carnes, por ex.

    Estou procurando aprender mais sobre massas, qual tipo com qual molho.

    Beijo!

    ps: noz moscada em alemão = Muskatnuß
    em francês = noix de muscade ;)

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post!
    Amo conhecer a história daqueles que passam despercebidos na maioria das cozinhas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Amiga,
    aqui em casa somos todos apreciadores de noz moscada. Coloco em bolos, biscoitos, chás, frango, carnes, etc.
    Amei o seu comentário sobre este condimento, achei super legal. Valeu!
    Amiga, tenho um desfio pra você lá no meu blog,quando tiver um tempinho passa lá pra conferir, OK?
    Abraços

    Sol

    ResponderExcluir

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...